Enquanto existirem cafetarias, a ‘ideia de Europa’ terá conteúdo.
A Europa é feita de cafetarias, de cafés. Estes vão da cafetaria preferida de Pessoa, em Lisboa, aos cafés de Odessa frequentados pelos gangsters de Isaac Babel. Vão dos cafés de Copenhaga, onde Kierkegaard passava nos seus passeios concentrados, aos balcões de Palermo.
[…] Desenhe-se o mapa das cafetarias e obter-se-á um dos marcadores essenciais da `ideia de Europa´.
George Steiner, Uma Ideia de Europa, Tradução de Maria de Fátima Aubyn, Gradiva, 2007, p 26
De Anónimo a 29 de Outubro de 2010 às 00:14
Comentário apagado.
De António Prole a 29 de Outubro de 2010 às 00:54
...... se sou assim tão fracote o melhor é retirar-me de fininho ...... sou amador em tudo o que faço ...... adoro a palavra amador ......... adoro ser pago ....... de qualquer jeito ....... para fazer actividades que não servem rigorosamente para nada ...... também gosto de ser divulgador ....... facilitador ...... deixo o resto para quem mais sabe ...... é verdade que encaixotei a filosofia já lá vão uns anos ...... como ainda recentemente me divorciei de um dos grandes amores da minha vida ...... " Acontece que a pele onde melhor me sinto é a de divulgador (...). O papel de divulgador sempre foi secundarizado pelo mundo académico e científico e atacado pela sua falta de rigor conceptual. É verdade que uma das funções do divulgador é tornar acessível a um universo mais alargado de pessoas arquitecturas conceptuais herméticas tendo em vista a sua compreensão e a possibilidade de actualização no terreno dos desenvolvimentos teóricos, mas o divulgador é também um fazedor de novas intertextualidades, colocando em diálogo linhas de investigação diferentes: literatura e leitura, liberto que está das amarras da especialização e da fragmentação do conhecimento." (Prole, António "Formar Leitores para Ler o Mundo", Ed. FCG, julho 2010)
o meu patamar é este. acho que o seu blog tem muita qualidade. não sou flor de estufa. gostava de continuar a participar. mas apelidar-me de básico. convenhamos...
De KB a 29 de Outubro de 2010 às 01:06
Fracote? Não li isso por aqui.
Comentar post